Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos abaixo em Diretrizes para Autores.

Diretrizes para Autores

Os originais encaminhados ao periódico devem observar as seguintes regras:

1. Os autores deverão enviar dois arquivos: um contendo o texto a ser avaliado (conforme TEMPLATE) e outro com uma folha de identificação;
1.1. O arquivo com o texto não poderá conter qualquer identificação dos autores;
1.2. O arquivo de identificação dos autores deverá apresentar: (i) O título do trabalho; (ii) Titulação acadêmica completa do(s) autor(es); (iii) Profissão; (iv) Instituição a que se encontra(m) vinculado(s) (mencionar apenas a principal, em caso de múltiplas instituições, destacando também aquelas em que integre o corpo docente de programa de pós-graduação, se for o caso); (v) Endereço de e-mail; (vi) Endereço postal institucional (contendo indicação da Instituição de Ensino/Pesquisa, Unidade, Departamento, endereço, CEP, cidade, estado e país); (vii) Telefone para contato; (viii) ORCID.

2. Os artigos devem conter no mínimo 15 e no máximo 25 páginas, contando as referências textuais, os resumos e o título. As traduções devem ter entre 5 e 15 páginas. Os ensaios e as resenhas devem ter entre 5 e 10 páginas. Os trabalhos não devem conter capa ou contracapa.

3. Os textos, em geral, devem ser apresentados em editor de texto Word, fonte Times New Roman, corpo 10,5, espaçamento simples entre linhas, margens superior 1,5 cm, inferior 4,5 cm e direita e esquerda de 5 cm, em formato US Letter Borderless (21,59 x 27,94), título em português (fonte 14) e em inglês (fonte 11), alinhamento justificado e recuo especial de primeira linha de 1 cm.
3.1. Devem estar acompanhados de resumo, com espaçamento entre linhas simples, de no mínimo 100 e no máximo 250 palavras e 3 a 5 palavras-chave, em português e inglês.
3.2. Citações com até três linhas devem constar no corpo do texto, entre aspas. A partir de quatro linhas, devem ser colocadas em destaque, constituindo um parágrafo independente, sem aspas, com corpo de fonte 10, margens recuadas em três centímetros à esquerda, espaçamento entre linhas simples e alinhamento justificado.

4. Os artigos e ensaios devem conter, pelo menos, as seguintes seções: 1) introdução, 2) desenvolvimento, 3) conclusão; e 4) referências bibliográficas.

5. Tabelas e quadros devem ser inseridos e indicados no texto. Devem ser também enviados em arquivos separados nas extensões doc ou xls. O mesmo procedimento deve ser adotado em relação às figuras (mapas, gráficos, ilustrações e fotos). Além de indicadas e inseridas no texto, devem ser remetidas em arquivos separados, com resolução de 300dpi, e tamanho mínimo de 10x10 cm. Preferencialmente, gráficos devem ser enviados em formato que permita a edição (por exemplo, com extensão xls), para que sejam adequados ao projeto gráfico da revista. As imagens, como fotos e ilustrações, dentre outras, devem ser acompanhadas de autorização para publicação, de seus respectivos autores.

6. Nome de organizações e entidades deve ser apresentado por completo, seguido por sua sigla na primeira inserção no texto. No restante, utilizar apenas a sigla anteriormente empregada [ex: Organização das Nações Unidas (ONU)]. Números de um a dez devem ser escritos por extenso e termos estrangeiros marcados em itálico.

7. As citações devem obedecer aos critérios estabelecidos pela NBR 10520, da ABNT, publicada em 30/8/02, seguindo o padrão autor, ano, página.
7.1. As citações devem ser inseridas em notas de rodapé, com a mesma fonte do texto, justificado e em tamanho 9.
7.2. A numeração das notas de referência é feita por algarismos arábicos, devendo ter numeração única e consecutiva. Não se inicia a numeração a cada página.
7.3. Exemplo:

(i) __________________
1 HADDAD, 2018, p. 2.
2 MIRAGLIA, 2020, p. 130.

8. As referências bibliográficas devem obedecer aos critérios estabelecidos pela NBR 6023, da ABNT, publicada em 14/11/18.
8.1. Serão inseridas ao final do texto em tópico específico.
8.2. As referências devem ser elaboradas em espaço simples, alinhadas à margem esquerda do texto e separadas entre si por uma linha em branco de espaço simples.
8.3. Para documentos online, além dos elementos essenciais e complementares, deve-se registrar o endereço eletrônico, precedido da expressão Disponível em:, e a data de acesso, precedida da expressão Acesso em:.
8.4. As referências, ordenadas em uma única lista, devem ser padronizadas quanto ao recurso tipográfico e à adoção dos elementos complementares. O recurso tipográfico (negrito, itálico ou sublinhado) utilizado para destacar o elemento título deve ser uniforme em todas as referências. Isso não se aplica às obras sem indicação de autoria, ou de responsabilidade, cujo elemento de entrada seja o próprio título, já destacado pelo uso de letras maiúsculas na primeira palavra, incluindo artigo (definido ou indefinido) e palavra monossilábica iniciais (se houver).
8.5. Os elementos essenciais para livro e/ou folheto são: autor, título, subtítulo (se houver), edição (se houver), local, editora e data de publicação.
8.5.1. Para livros e/ou folheto disponíveis em meio eletrônico, as referências devem obedecer aos padrões indicados no tópico 8.5., acrescidas da descrição física do suporte (CD, DVD, pen drive, e-book, blu-ray disc e outros).
8.5.2. Exemplos:

i) HADDAD, Carlos H. B.; MIRAGLIA, Lívia M. M. (coord.). Trabalho escravo: entre os achados da fiscalização e as respostas judiciais. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2018.

ii) HADDAD, Carlos H. B.; MIRAGLIA, Lívia M. M.; SILVA, Bráulio F. A. da. Trabalho escravo na balança da justiça. 1. ed. Belo Horizonte: Carlos H. B. Haddad, 2020. E-book. Disponível em: <https://e675222a-38ae-46f0-9270-e03d059b1ecd.filesusr.com/ugd/635046_7d1b3705960c46da8419f4b2ed5bdf39.pdf>. Acesso em: 15 de março de 2021.

8.6. Para parte de monografia, os elementos essenciais da referência são: autor e título da parte, seguidos da expressão In:, e da referência completa da monografia no todo.
8.6.1. Para documentos em meio eletrônico, as referências devem obedecer aos padrões indicados no tópico 8.6., acrescidas da descrição física do suporte (CD, DVD, pen drive, e-book, blu-ray disc e outros).
8.6.2. Exemplo:

(i) SILVA, Miguel Gonçalves; FERNANDES, Samuel Almeida. O trabalho dos presos nas penitenciárias brasileiras poderia se enquadrar enquanto trabalho análogo à condição de escravo?. In: MIRAGLIA, Lívia M. M.; PEREIRA, Marcela R.; BRASILEIRO, Ana Clara M. (org.). Trabalho escravo contemporâneo: Governança e compliance. Belo Horizonte: Conhecimento Livraria e Distribuidora, 2019. p. 201-213.

8.7. Para Artigo, seção e/ou matéria de publicação periódica, os elementos essenciais são: autor, título do artigo ou da matéria, subtítulo (se houver), título do periódico, subtítulo (se houver), local de publicação, numeração do ano e/ou volume, número e/ou edição, tomo (se houver), páginas inicial e final, e data ou período de publicação.
8.7.1. As referências, da publicação periódica em meio eletrônico, devem obedecer aos padrões indicados no tópico 8.7., acrescidos do DOI (se houver) e de informações relativas à descrição física do meio eletrônico (CD-ROM, online e outros).
8.7.2. Exemplo:

(i) MIRAGLIA, Lívia M. M. O trabalho escravo na perspectiva do Tribunal Superior do Trabalho. Rev. Fac. Direito UFMG, Belo Horizonte, n. 77, p. 125-144, jul./dez. 2020. DOI: 10.12818/P.0304-2340.2020v77p125. Online. Disponível em: <https://www.direito.ufmg.br/revista/index.php/revista/article/view/2099/1959>. Acesso em: 15 de março de 2021.

Artigos

Política padrão de seção

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

Qualquer parte da Revista Palavra Seca pode ser reproduzida, desde que citada a fonte. As opiniões emitidas nas publicações são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores.